sábado, 29 de abril de 2023

O Que Falam João Rodrigues

 O QUE FALAM

 

JOÃO RODRIGUES

 

            Certa vez, eu saio de minha casa e fui à rua ouvir o que as pessoas falavam, de modo que...

            - Não, ele foi um homem e tanto, não sei por que tudo aquilo aconteceu, mesmo assim eu ainda o considero um verdadeiro homem.

            - Que dia a sua mãe disse que ia voltar?

            - O Brasil foi descoberto em 1500.

            - Você soube Maria, o que aconteceu com a família do seu José?

            - Não, só fiquei sambando que ele não estava passando muito bem.

            - Pois é menina, dizem que ele entrou numa depressão!

            - É provável que o velho vá à morte.

            - Vira essa boca pra lá menina, ninguém pode desejar o mal para os outros.

            - E quem disse que estou desejando o mal para os outros, quem disse isso?

            - Oh! Cara, você sumiu, onde esteve tanto tempo? O que estava fazendo? Nem se lembra mais da gente!

            - Não, a casa dele fica na Rua José de Alencar nº 234, o bairro, eu não sei, mas a rua eu tenho certeza.

            - Não pai, a rua dele não é mais José de Alencar, dizem que ele se mudou pro bairro de Maria Dorotéia.

            - Nossa! Ele foi pra perto da casa daquela coisa, eu nem quero saber mais o endereço dele.

            - Que isso Antônio, ele não tem nada a ver com

Dorotéia.

            - Ela é uma coisa, seu irmão não tem nada a ver com isso.

            - Sim pai, Tio Júlio não tem nada a ver com aquela bruxa.

            - Sei filha, isso eu sei, é que às vezes a gente fala coisa sem sentir.

            - Desça daí menino, você não pode ir ai, dessa já.

            - Pode deixá-lo senhora, não tem nada a ver.

            - Pai, que dia a gente vai viajar de novo?

            - Saia da frente seu peste, saia da frente.

            - Não tolero mais tanta tristeza, eu já fiquei descrente, sei que os meus dias estão chegando ao fim.

            - Não sei se acredito em você Juliete, ou se acredito em mim.

            - Eu também não sei você sempre da mesma forma, não sei o que fazer, acho que você só vai mesmo acreditar em mim quando eu já estiver sem vida.

            - E atenção, neste sábado será um verdadeiro sábado, aproveitem o espetacular show de inauguração da sapataria pé de ouro, a melhor e maior da cidade, aproveitem.

            - Ola querida, quanto tempo!

            - Lucas, você! Quanto tempo, eu já não tolerava tanta saudade, eu...

            - Não querida, deixe que o tempo nos diz o que aconteceu.

            - Eu! João venha cá.

            - Olhe como é lindo o jardim quando um dia em minha vida irei fazer um pra você.       - Só quero com muitas rosas.

            - Jasmim, você não quer?

            - Não, só rosas brancas, vermelhas, azuis, têm azuis?

            - Não sei, só sei que te amo quanto te amo.

            - Antero, você está me devendo!

            - Já sei o que vai falar, pode tratar de esquecer, eu não tenho a menor intenção de ajudar você a adquirir a máquina de lavar, falei com você pra comprar aquela carne.

            - Do seu carro velho, você não fala nada, não é!

            - Vamos gente, vamos.

            - Trinta e três e a cobra, a cobra.

            - É, naquela praça como se vê, eles falaram, quanto eles se falavam mesmo.

            - Quantos me dão por este par de alianças, quanto me dão?

            - Este é o ultimo cachorro!

            - Cachaça da roça!

            - Queijo fresco, aproveite que só a semana que vem, queijo fresco, aproveite.

            - Vilma, vamos mulher, está ficando tarde.

            - Não tenho pressa, se quiser ir por ir vou ficar um pouco mais.

            - Onde está a chave?

            - Em cima do tijolo furado, está amarrada no cordão azul.

            - Eu estou com o senhor meu pai.

            - Está bem filha, então vamos.

            - Júlia não, vai com seu pai, fique aqui, está me ouvindo?

            - Estou, mas eu vou com papai sim mãe, eu sou dele também, eu não sou só da senhora.

            - É minha também!

            - Quem falou isso?

            - Disse o quê?

            - Quem falou o quê?

            - Vão então, eu vou ficar mais um pouco.

            - Não comprei o gado dele porque este ano parece não ser um ano bom de chuva.

            - Mas o gado está muito barato.

            - Então compensa comprar mesmo arriscando o tempo?

            - O capim este ano não deu nem semente!

            - Quanto é esta melancia moço?

            - Vai levar o coco também senhor?

            - E a marmelada, quanto custa?

            - Laranja da melhor qualidade!

            - E todos um dia estavam seguindo Jesus.

            - Curou um cego!

            - Foi o que o homem falou.

            - Isso foi há muito tempo atrás, já não existem mais estas coisas.

            - O mundo está virado, não existem mais estas coisas, o mundo está virado.

            - Atenção os meus amigos pro que agora vou falar atenção pros meus recados, vale a pena anotar.

            - Como os preços subiram tudo muito caro, tudo um absurdo, como subiu, tudo muito caro, muito caro.

            - Não sei aonde o mundo vai chegar!

            - Está chegando ao fim gente o fim gente, está próximo do fim, não existe coisa melhor.

            - O tira gosto, gostosa do Robertão.

            - Esta noite será a noite inesquecível da sua vida.

            - Leve uma lembrança da quaresma, não se esqueça que a vida é curta, leve uma lembrança da quaresma, a vida é curta, leve uma lembrança da quaresma.

            - Figa da sorte, leve a sorte.

            - Ai menina, eu não tolerava o que ele me dizia, o que eu queria mesmo era cair nos braços dele.

            - Mas por que não caiu? Se eu fosse você teria caído, sim, afinal oportunidade como essas nunca se pode perdoar.

            - Mas fiquei com medo, ele era muito alto, eu fiquei com vergonha dele, como iria ser, eu tão pequena e ele aquele enorme.

            - Ah! Se fosse eu, nem estava ai pro tamanho dele, eu ia mesmo era desfilar com ele pela praça, iria me divertir às pampas.

            - Margarida, vamos!

            - Já vou mamãe, estou indo. Judite, mas pense no que eu disse, se você tiver outra oportunidade não deixe de aproveitar menina, não fique assim como gente tola, aproveite.

            - Judite, vamos.

            - Sim papai, estou indo.

            - Quanto o sol está me esquentando hoje, vai ser um dia muito quente, muito quente mesmo.

Assim falava uns aos outros:

            - Quanto na verdade quem não chegar a mim pelo sorriso, chegará pela lágrima.

            - Aleluia, aleluia, aleluia,

            - Não posso ouvir este povo, eles ficam falando de coisas do passado, não posso ouvir esse povo.

            - Mas todos irão ouvir.        - Macaco, hoje vai dar macaco na cabeça, hoje é macaco na cabeça, hoje é macaco na cabeça, hoje é macaco.

            - Sai da frente cego, saia da frente.

            - Vou chegar em casa e tomar um bom banho, estou um trapo.

            - Ai, eu fiz um churrasquinho, estava uma delicia.

            - Por que não me convidou?

            - Te liguei, mas não te encontrava.

            - Estive viajando, mas da próxima vez vê se não me esquece.

            - Que dia você vai viajar novamente?

            - Não sei menina, as passagens estão um absurdo.

            - Isto mesmo, eu fui ver o preço pra minha terra, quase cai de costas.

            - Pois é menina, não sei aonde este povo quer parar.

            - Esse governo, o governo não sabe o que faz.

            - Será que é o governo mesmo?

            - Só pode ser o povo não tem nada a ver.

            - Ai cara, cara eu peguei a minha moto, passei pela rua, ela não estava no portão, dei umas duas voltas no quarteirão, mas ela não apareceu.

            - Você buzinou?

            - Não cara, acha que eu ia dar uma mancada dessa?

            - Que mancada, quando eu estou à conquista de alguém, não vejo nenhuma mancada.

            - Mas você é um careta, eu não sou.

            - Sei lá cara, o importante é que estou vivendo.

            - Eu hem! Não sei se estas besteiras é vida.

            Assim Marquinho saiu daquela praça e foi até um bar...

            - Eu bebo sim, estou bebendo, tem gente que...

            - Vamos beber gente, vamos aproveitar a bebida, eu quero morrer bebendo.

            - Gosto daquela mulher, eu adoro aquela mulher, eu gosto dela, não sei viver sem ela, eu gosto da minha...

            - Cara,  me da mais uma ai.

            - Qual a que você quer?

            - Qualquer uma, qualquer uma.

            - Não vendo fiado.

            - Fiado só amanhã de manhã.

            - Este país não tem mais jeito, Este país não tem mais jeito.

            - Está virando uma verdadeira bagunça.

            Enquanto Marquinho ouvia o que falavam, o tempo passava.

            - Eu acho que vou embora.

            Marquinho murmurava consigo e dentro do ônibus as pessoas continuavam falando:

            - Quem ganhou o jogo, quem ganhou?

            - Deve ter sido o meu time preferido!

            - Dois a zero, dois a zero!

            - Oi, você está ai querido, há quanto tempo?

            - E você como vai, quanto tempo!

            - O aluguel é muito alto, eu não ganho tanto dinheiro.

            - Veja que casa linda, eu gostaria de viver naquela casa, ah! Se eu pudesse, eu gostaria...

            - Eu sei que isso ia acontecer de uma maneira estranha, mas pensei que fosse.

            - Mas ele sempre foi assim, o senhor não acha?

            - Sim, isso mesmo.

            - Minha cabeça está doendo mãe.

            - Já estamos chegando minha filha, já estamos...

            - Quando eu me encontrar com ela vou me entregar de corpo e alma.

            - E eu não tenho ninguém!

            - Vai lá cara, não fique assim!

            Logo Marquinho chegou em casa a sua mãe perguntou:

            - Onde esteve esse tempo todo Marquinho?

            - Estava ouvindo o que as pessoas falavam

            - Isto não é coisa que se faça!

            - Está bem mãe.

            Assim Marquinho acordou com a sua vida privilegiada de poder sonhar, sonhar e sonhar...

             

Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário