sábado, 29 de abril de 2023

A Festa dos Animais João Rodrigues

 A FESTA DOS ANIMAIS

 

JOÃO RODRIGUES

 

        Marquinho sonhou que era Domingo à tarde e a floresta estava em festa. Todos os animais estavam reunidos e comemorando o fim do inverno.

        - Nós não podemos falar com eles Joe? - Indagou Marquinho passando a mão no pelo do seu cachorro.

        - Podemos sim Marquinho, nós também somos animais e temos todo direito de participar da festa.

        No galho de uma sucupira seca estava um Abutre...

        - O que está fazendo aí Abutre? - Indagou Joe.

        - Eu também vim pra festa!

        - Mas ninguém está morto aqui Abutre!

        - Estamos em festa Marquinho - repreendeu Joe.

        - Eu também adoro festa - informou a Águia que acabava de chegar.

        De modo que uma grande quantidade de Andorinhas veio para alegrar a festa.

        - Quem é você que veio com as Andorinhas?      

- Sou o Andorinhão, gosto de voar com elas.

        - Você tem medo delas? - Indagou a Aranha.

        - Não, não está vendo o meu tamanho!

        - Mentira sua, você morre de medo delas - relatou Joe.

        - Vamos Joe, vamos conhecer os demais animais - convidou Marquinho.

        - Não te disse Marquinho, que aqui a gente pode ficar tranqüilo! - relatou Joe.

        - Olá, quem são vocês?

        - Eu sou Marquinho e esse é o meu cachorro Joe.

        - Um prazer Marquinho, eu sou a Avestruz.

        - Nossa! Como a senhora é alta! - Exclamou Joe.

        - O que está olhando aí Marquinho?

        -  Tem alguém dentro da água Joe!

        - Ele é o Bacalhau!

        - Nossa! Como aquele é grande!

        - É a Baleia Azul - Informou o Beija-Flor.

        - Grande mesmo - confirmou a Borboleta se assentando no ombro do Marquinho.

        - Sai de cima de mim Borboleta!

        - Desculpe Marquinho, eu só queria ser sua amiga!

        - Peça desculpa a ela Marquinho - ordenou a Cabra.

        - Está bem, mas essa coisa de se assentar na gente eu não gostei.

        - Tenha calma, Marquinho, hoje é dia de festa - interrompeu o Camaleão.

        - Como! Você!

        - Marquinho, cuidado com o que fala - relatou Joe.

        - Marquinho, seja bem-vindo à nossa festa.

        - Obrigado Camelo, está tudo em ordem?

        - Sim, tudo bem.

        - Fi ri fi ri fi fi...

        - Canário, como vai com suas canções?

        - Muito bem Marquinho.

        - Saia da frente, saia da frente!

        - Não sou doido Marquinho, eu sou o Canguru, e esse é o meu jeito de ser.

        - Você anda assim mesmo, pulando?

        - Todos os animais têm o seu jeito de andar!

        - Isso mesmo Marquinho - interrompeu Joe.

        - Concordo - relatou Marquinho olhando o Caranguejo  que vinha chegando.

        - Ci ri ri qui ri...

        - Olhe só o Carriça, Joe. Até hoje só tinha visto nos livros.

        - Por isso é que é bom estas festas, assim a gente pode se encontrar com os amigos - informou a Cascavel.

        Marquinho se afastou da Cascavel e falou:

        - Sai daí Joe, ele podo te picar.

        Joe brincou com a Cascavel e disse:

        - Tenha calma, Marquinho, estamos em festa, aqui somos todos amigos.

        - Estou de pleno acordo!

        - Quem é você?

        - Sou o Castor, Marquinho.

        - Como você é engraçado!

        - E quanto a mim Marquinho? - Indagou o Cavalo.

        - Você é meu amigo de verdade.

        - Marquinho, veja a Cegonha!

        - Onde Joe?

        E a Cegonha veio voando até Marquinho!

        - É você que leva as crianças quando nasce para os seus pais?

        - Cada um de nós nasceu no nosso ninho junto dos nossos pais - informou o Chacal.

        - Isso mesmo - confirmou o Cisne.

        - Olha que gracinha!

        - Gostou Marquinho, eu sou o Coala.

        - E eu sou o Coelho.

        - E aquele pássaro?

        - É, a Coruja, Marquinho - Informou o Corvo.

        - Gruuuuuú...

        - Nossa! O que foi aquilo?

        - Foi o Crocodilo - Informou o Cuco.

        - Vamos andando Joe. Estou gostando muito dessa festa, a gente fica...

        - Marquinho, vela!

        - Um Dinossauro, como é grande!

        - Olá Marquinho, eu sou o Dodo.

        - Já li sobre você!

        - E sobre mim? - Indagou o Englefim saindo da água.

        - Gri fri fri ...

        A bicharada procurou dar caminho.

        - O que será Joe?

        - Só pode ser o Elefante, e não é que é mesmo, lá vem ele.

        - Enorme, não é? Ai meu pé...

        - Não tenha medo Marquinho, eu sou o Escorpião.

        - Joe, o que é aquilo?

        - É a esponja.

        - E eu sou o Esquilo, Marquinho.

        - Olá Marquinho!

        - Oi Faisão, e você, quem é?

        - Sou o Falcão e lá está a Foca.

        - No meu pé Joe!

        - Deixe que eles brinquem com você.

        Marquinho abaixou e disse:

        - Formiga, são vocês amigas...

        - São as amigas da terra - relatou o Furão.

        - Meu chapéu, quem se assentou no meu chapéu?

        - Sou eu Marquinho, o seu amigo Gafanhoto.

        - Veja a Gaivota Joe, será que ela virá?

        - Virá Marquinho - interrompeu o Ganso.

        - Miau, miau...

        - Olha o Gato, Marquinho.

        - Tem medo de Gato, Marquinho? - indagou a Girafa.

        - Posso montar em você Girafa?

        - Pode Marquinho.

        Assim Marquinho saiu montado na Girafa, procurando se divertir e se encontrar com os demais animais.

                        - Opa! Cuidado! - Exclamou Marquinho  vendo um Golfinho se saltitando nas águas.

        - Marquinho, você está muito pesado.

        - Não sou eu Girafa, foi o Gorila que montou também.

        - Desça dai Gorila - gritou a Gralha.

        - Não brinque com a Girafa Gorila! - Exclamou a Hiena.

        - Você não tem nada com isso - relatou o Hipopótamo.

        A Girafa parou perto de uma árvore e disse:

        - Gorila, desça ou suba na árvore.

        - O Gorila subiu na árvore gritando...

        - Bicho doido - relatou Marquinho.

        - Marquinho, desça também - ordenou Joe.

        E ao Marquinho descer pisou em alguma coisa...

        - Oi, desculpe-me.

        - Não foi nada Marquinho - relatou o Jacaré.

        - Por pouco o Jacaré mordia o Marquinho - argumentou a Joaninha.

        - Marquinho veio passear?

        - Sim Lagarta, está tudo bem com você?

        - Com ela as coisas estão sempre bem - Interrompeu o Lagarto.

        - E comigo? - indagou a Lagosta.

        - Saiam da frente que o Rei Leão está vindo - informou a Lebre.

        - Olá rei da selva, como está indo o seu reinado?

        - Quanta ironia Marquinho, e a sua professora, têm tempo que não nos encontramos.

        - Nem recordo quando seu rei, e quanto à primavera?

        - Tempo bom Marquinho, tem alimento pra todo mundo - interrompeu o Leopardo.

        - Seu pelo está muito bonito amigo Leopardo!

        - Também pudera, só vive lambendo - retrucou a Lesma.

        - E quanto a mim Marquinho? - indagou a Lhama.

        - Você sempre foi linda...

        - Não sei onde está vendo essa beleza - mangou a Libélula.

        - A festa está animada bicharada! - exclamou o Linguado.

        Naquele instante Joe saiu correndo e procurou se esconder...

        - O que foi Joe? - Indagou Marquinho.

        - Deve estar com medo de mim - relatou o Lobo.

        - Ou de mim - retrucou a Lontra.

        - Não é de você Lontra, é dele.

        - Você tem medo de Mamute Joe? - gritou a bicharada sorrindo.

        - Você está certo de ter medo Joe - relatou a Mariposa se assentando no lombo de Joe.

        Naquele instante houve um grande estrondo na água e logo em seguida o Martim Pescador saiu com um peixe no bico.

        E voando atrás dele passou o Morcego que parecia estar muito nervoso.

        Marquinho deixou a bicharada conversando e foi até à margem do lago se encontrar com a Morsa.

        - Ela está toda molhada, Marquinho - argumentou a Mosca.

        - Você não diz nada?

        - Sou o Mosquito e não gosto de conversa.

        - Ele é um bobo Marquinho.

        - Oi amiga Onça, como vai?

        - Sempre gordinha.

        - Minha querida Ovelha, como vai indo sua macia lã?

        - Sempre suja - interrompeu o Papagaio.     

- Respeite a Ovelha, Papagaio.

        - Você também é Papagaio?

        - Sim, mas sou o Papagaio do Mar.

        - Marquinho, venha cá.

        - Quem está me chamando?

        - O Pato - informou Joe.

        Marquinho foi atender ao chamado do Pato, e ...

        - Pavão, você está lindo, olha só a sua plumagem!

        - Obrigado Marquinho, mas devo melhorar quando for próximo do verão.

        Quando Marquinho e Joe falavam com o Pavão a Pega veio e se assentou no ombro de Marquinho.

        - Querida Pega, como estão às alturas?

        - Vejo de lá a linda terra azul, Marquinho.

        - Você não se sente tonta? Indagou Joe.

        - Não cão, foi feita pra voar.

        - Ai meu pé...

        - Não tenha medo Marquinho, eu sou o Peixe-Espada.

        - Cuidado Joe, quem é ele?

        - O Peixe Voador.

        Enquanto Marquinho se entretia com os peixes, de repente...

        - Nossa! Quantos Periquitos!

        E o cantar dos Periquitos até parecia falar...

        - Marquinho, Marquinho...

        - São muitos, não é Marquinho?

        - Oi Peru, porque está tão vermelho?

        - Eu estava brincando com ele Marquinho!

        - Pica-Pau! Ah, eu estava mesmo querendo falar com você.

        - Vai perder tempo com ele Marquinho - relatou o Pingüim.

        - Arreda dai Joe.

        - O que foi Marquinho - indagou o Píton.

        - Nada, eu só...

        - Pode falar Marquinho.

        - Quem está falando ai?

        - Foi o Pitu, Marquinho.

        - Eu também falei - relatou o Pium.

        - Nossa! Que bicho feio.

        - Marquinho, ele é o Polvo, e cuidado com o que diz.

        - Isso mesmo Marquinho, no nosso mundo não existe o feio e o bonito, cada um tem a sua aparência.

        - Peço desculpas Pombo, é que estou..

        - Acostumado a criticar - relatou o Porco.

        - Isso mesmo - confirmou o Porquinho da Índia.

        - Marquinho, venha cá.

        - O que Joe?

        - Olá Marquinho!

        - Oi Pulga, não vem, me...

        - Hoje ela não vai nos incomodar Marquinho - relatou a Puma.

        - Quiuí, venha conhecer Marquinho - convidou a Raposa.

        - Hoje é dia de alegria, não acha Marquinho!

        - Oi Rã, tudo bem com você?

        - Marquinho, como vai cara? - indagou o Rato.

        - Atenção! Vamos começar o baile - informou a Rena.

        - Quero dançar com a Girafa - pediu o Rinoceronte.

        - Rouxinol! Onde está você?

        - Estou aqui Salamandra.

        - Ele quer te pegar - informou o Salmão.

        - Hoje não é permitido brigas - relatou o Sapo.

        - Bem feito - retrucou o Tapi.  - Eu estou muito feliz!

        - Quem bom, Tartaruga - relatou Marquinho.

        - Festa Marquinho, muitas festas nessa ocasião, eu acho o maior barato - relatou a Tartaruga com muita satisfação.

        Enquanto a Tartaruga expressava sua alegria para Marquinho, esse se perdia na beleza dos Tintilhões, dançando e voando ao mesmo tempo.

        - Como é linda a natureza, hem Joe!

        - É Marquinho, uma coisa sem comparação. Vou dançar um pouco.

        Joe foi dançar um pouco e Marquinho continuou a conhecer os animais.

        - Quem é você?

        - Sou a Térmita.

        - E eu sou o Texugo.

        - Todos têm o seu tamanho Marquinho.

        - Olá Tigre, como vai meu amigo.

        - Bem Marquinho. Vamos dançar um pouco?

        - Gostaria muito Tigre, mas tenho que continuar a conhecer os animais - informou Marquinho murmurando:

        - Eu dançar com a Tigre. Tenho medo.

        - Não tenha medo de mim Marquinho, nós estamos em festa e gostaria muito de

 dançar com você.

        - Está bem Tigre, mas só depois que eu conhecer todos os animais que vieram pra festa.

        De modo que a Tigre procurou levar Marquinho até o restante dos animais, dizendo:

        - Esta é a Toninha, Marquinho.

        - E aquele?

        - É o Tordo.

        - Bonito o ninho dele, hem Tigre!

        - Olhe só Marquinho, a Toupeira, eu não gosto dela!

        - Não gosta de mim por que Marquinho?

        - Não quero ver briga gente - relatou Marquinho.

        - Quem está querendo brigar? - perguntou a Truta.

        - Ninguém vai brigar aqui - informou o Tubarão.

        - E se eu quiser? - interrompeu o Urso.

        - Não gente, nada de briga. Eu vou dançar com a Tigre.

        - Não Marquinho, você vem dançar comigo - interrompeu a Toupeira.

        - Quem vai dançar com Marquinho sou eu - relatou a Girafa.

        - Melhor assim - relatou Marquinho abraçando a Girafa.

        Com isso a Tigre meio triste saiu balançado a sua enorme cauda...

        - Marquinho, Joe está te chamando.

        - Quem é você bicho de luz?

        - Sou o Vaga-Lume.

        Marquinho deixou a Girafa e montou num Veado e saíram à procura de Joe.

        - Saia da frente Vespa!

        - Bem feito, fica no meu do caminho - caçoou o Vespão.

        - Não vejo graça nisso! - exclamou a Víbora.

        - A Víbora está nervosa, Marquinho - informou a Zebra.

        - Depois falarei com você Zebra. Estou à procura de Joe.

        De maneira que Marquinho entrou num lugar meio escuro e Joe estava lá...

        - O que está fazendo aqui nesse lugar estranho Joe?

        - Venha Marquinho, temos uma visita por demais especial.

        - Estou vendo aí uma Zurrara.

        - Além dela tem mais alguém Marquinho.

        - Entre Marquinho!  E quando Marquinho, por fim entrou ali...

        - Professora Eme, o que está fazendo aqui?

        - Vim te procurar.

        - Mas estamos sonhando, e aqui é uma selva, ou não é sonho!

        - É que estou escrevendo um livro Marquinho...

        - Escritor João Rodrigues! Qual o livro dessa vez?

        - Venha ver você mesmo Marquinho - relatou Joe.

        De sorte que Marquinho acompanhou Joe, o escritor e a professora, que passaram por um túnel, e ao saírem do outro lado...

        - A festa dos animais!

        - Sim Marquinho, esse é o nome do livro...

        Não vamos acordar Marquinho dessa vez...

                        Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário