terça-feira, 2 de maio de 2023

Uns Descobridores João Rodrigues

 

UNS DESCOBRIDORES

 

JOÃO RODRIGUES

 

            - Marquinho, levante filho, é hora de ir pra escola.

            - Já mamãe! Estou cansado.

            - cansado do quê Marquinho? Você está com preguiça.

            - Já vem à senhora! - exclamou Marquinho se levantando e indo pro banheiro.

            - Mãe, qual será a aula de hoje?

            - No seu relatório consta que hoje você irá estudar sobre os descobridores.

            - Deve ser uma aula e tanto, não é mãe?

            - Sim, deve ser. Tome seu café que o ônibus deve está passando.

            - Por que a senhora não vai me levar à escola?

            - Não posso...

            - Já sei o que vai dizer, é que o pai vem almoçar, tem que estar tudo pronto, se não ele fica uma fera.

            - Isso mesmo, ainda bem que você já sabe.

            - Até a minha volta mamãe!

            - Vá com Deus filho, e dê um abraço na professora Eme.

            - Darei mamãe.

            Marquinho foi pra aula e chegando lá naquela classe movimentada...

            - Marquinho!

            - Presente.

            - Você está chegando sempre atrasado Marquinho, o que está acontecendo?

            - Ele fica no pátio namorando...

            - É mentira sua João, seu mentiroso...

            - Marquinho, peça desculpa a seu colega.

            - Não vou pedir desculpas porque ele está mentindo de verdade professora, eu não estou namorando ninguém.

            - E porque você fica conversando com a Jussara no pátio?

            - Ajudando ela João, você quer saber de uma coisa?

            - Sim, quero.

            - Você não tem nada com a minha vida e nem com a vida de Jussara.

            - Vamos parar com essa discussão.

            - Já paramos professora - argumentou Marquinho.

            - Ótimo, então vamos começar a aula.

            - Marquinho, pode ser você o primeiro. Venha a frente falar sobre o descobrimento da Argentina.

            Marquinho meio inibido respondeu:

            - Isto aconteceu em 1536, foram 14 navios espanhóis comandados por Pedro Mendonza, e quando chegaram ao Rio da Prata, procurando por tesouros...

            - Muito bem Marquinho, pode se assentar.

            - Professora, eu posso falar?

            - Pode Lili.

            - Vou falar de Isaac Newton, que descobriu a lei da gravidade.

            - Posso falar professora?

            - Fale Sebastião - argumentou a professora meio triste

            - Antes de eu falar professora, gostaria de saber por que está triste.

            - Não é nada não Sebastião, está tudo bem comigo.

            - Tudo bem professora, eu vou falar de Abel Tasman que em 1642 descobriu o Sul da Austrália.

            - E o restante do continente? - indagou José.

            - Foi em 1688 que Willian Dampier desembarcou no continente - respondeu Joaquim.

            - E finalmente, quando o Capitão Cook chegou à baia de Botany é que maior parte do continente foi explorado.

            - Parabéns Marquinho, muito bem!

            - Obrigado professora.

            - Eu quero falar professora.

            - Pode falar Jussara.

            - Vou falar do descobrimento das Bactérias.

            - À vontade Jussara, pode falar.

            - Ele foi um holandês, chamado Leeuwenhoek.

            - E como foi isso Jussara? - indagou Paulo.

            - Foi quando ele olhava uma gota de água no microscópio - respondeu Marquinho.

            - Mas, Louis Pasteur descobriu como se causavam e multiplicavam as doenças.

            - Certo Jorge, tem mais alguma coisa?  - indagou a professora.

            - Tem professora.

            - O que João?

            - Para poder descobrir as bactérias em 1870, Roberto Koch descobriu uma maneira usando tinta e fazendo-as viver em uma geléia especial, que ele mesmo preparou.

            - Ótimo Marquinho.

            - Professora, mande Juliano parar.

            - Juliano, que coisa feia, por que fica implicando com Marta?

            - É ela professora, eu estou quieto em meu lugar.

            - Está bem, então vamos falar o que Pedro Álvares Cabral descobriu.

            Juliano foi até a frente da classe e disse:

            - Foi o português Pedro Álvares Cabral que descobriu o Brasil, professora isso aconteceu  em 1500.

            - Quem foi João Caboco?

            - Eu respondo professora.

            - Pode falar daí mesmo Joaquim.

            - Ele descobriu a costa da América do Norte.

            - Não foi só isso.

            - E o que mais Marquinho?

            - Ele navegou pela costa da Groelândia, acabou descobrindo a Terra Nova.

            - Margarida, é a sua vez.

            - Tenho que ir aí ou posso falar daqui mesmo?

            - Venha cá, e diz quem descobriu o cacau.

            - O cacau foi descoberto no México e era usado pelos Astecas.

            - Parabéns Margarida, pode se assentar. Marquinho?

            - Sim professora, em que posso ser útil?

            - Quem descobriu o cimento?

            - Foi um pedreiro chamado J. Aspdia.

            - Carlos, é a sua vez.

            - O que devo falar professora?

            - Quem foi o descobridor do Continente Sul Americano?

            - Foi Cristovão Colombo professora, ele descobriu em 1498, trindade e o continente Sul Americano.

            - Professora, quem foi o descobridor de Nova Gales do Sul?

            - Eu respondo professora-  interrompeu Ivan.

            - Então fale o que está esperando?

            - Sua permissão, é claro professora.

            - Pode responder.

            - Foi James Cook, o famoso Capitão Cook.

            - Ah! Este capitão também descobriu a Nova Zelândia! - exclamou Nivaldo.

            - Foi ele que descobriu o Havai -  relatou Júlia

            - Copérnico descobriu que a terra girava ao redor do sol e em torno de si?

            - Eu  respondo a Dalva professora.

            - Pode responder João.

            - Isso mesmo Dalva, você está certa.

            - Vilma, é a sua vez.

            - Está bem professora, e o que devo falar?

            - Quem  descobriu o uso do Urânio?

            - Foi o casal Curie, Marie e Pierre.

            - Alberto, agora quero ouvir o que você tem a dizer.

            Alberto meio abobado se levantou e foi até a frente e disse:

            - Vou falar de...

            - Ele não sabe falar de nada professora - gritaram alguns dos alunos.

            - Sei sim professora, vou falar...

            - Eu posso te ajudar Alberto? - indagou Marquinho

            - Pode Marquinho, meu amigo, eu quero falar de...

            - Sei você vai falar de Sir Humphy day.

            - Isso mesmo Marquinho, ele descobriu o gás hilariante.

            - E pra que serve esse gás Alberto?

            - Para o uso como...

            - Serve pra anestesiar professora -  respondeu Marquinho.

            - Pode se assentar Alberto. Juca é a sua vez.

            - Obrigado pela participação professora, e eu vou falar do Dínamo que foi descoberto em 1831 por Faranday que ao testar um fio a uma máquina elétrica ele descobriu que a mesma conduzia energia.

            - Carla, venha a frente.     

            - Sim professora, estou aqui.

            - Quem descobriu o Congo?

            - Foi o explorador Estanley, ele subiu o Rio Congo em 1877 e mais tarde se tornou esta área em Congo Belga.

            - Quem descobriu a relatividade?

            - Eu posso responder esta professora?

            - Pode Marquinho.

            - Ele foi Albert Einstein.

            - Quem foi o descobridor da Lua?

            - Professora, eu gostaria de responder esta pergunta - argumentou Marquinho.

            - Pode falar Marquinho - argumentou a professora.

            - A Lua não foi descoberta, mas sim conquistada pelo americano chamado Arostrong no dia 20 de julho de 1969.

            - É isso aí Marquinho - gritaram a turma.

            - Professora, eu gostaria de falar.

            - Fale Romão.

            - Vou falar de Galileu, foi ele que fez muitas descobertas e a mais importante foi o uso do Telescópio na Astronomia.

            - Bom Romão, agora é você Juca.

            - Não tenho nada pra falar professora.

            - Mas você tem que falar, afinal de contas você tem que participar da aula.        

            - Mas eu não sei nada.

            - Venha a frente, e se você não responder a minha pergunta irá ficar de castigo.

            Juca com um semblante entristecido veio até a frente e disse:

            - Já que a coisa é assim professora, eu estou disposto a falar.

            - Ótimo, assim está melhor. Vamos falar de Robert Koch.

            - Isto é muito fácil professora, ele descobriu que os Germes prejudicam os homens e os animais.

            - Pode se assentar Juca, você foi brilhante.

            - Obrigado professora - argumentou Juca andando de maneira engraçada.

            - A professora hoje...         

            - Amélia?

            - Pois não professora?

            - Quem foi William Hervey?

            - Foi o descobridor da forma que o sangue circula no corpo humano.

            - Pode se assentar. Jane?

            - Sim professora?

            - Quem descobriu o Méson?

            - Foi Cesar Mansueto Lattes em 1948.

            - Marcos, quem foi  que  descobriu o Oxigênio?

            - posso responder daqui mesmo professora?

            - Pode.

            - Foi Antonie Lavoisier.

            - Agora é a sua vez Odete.

            Odete foi até a frente e disse:

            - O que devo dizer professora?

            - Quem descobriu o Linólio?

            - Foi em 1860 o inglês Frederick Walton, que descobriu.

            - É isso ai garota - gritaram os colegas.

            - Posso falar professora?

            - Pode Juca, o que quer falar?

            - E sobre o Joseph Lister que descobriu o uso de anticépticos nas operações cirúrgicas.

            - E depois disso, o Louis Pasteur fez descoberta sobre Bactéria.

            - Parabéns Marquinho, já que você está falando, quem foi o David Livingstone?

            - Foi o descobridor das Cataratas de Vitória e o Lago Niassa.

            - Parabéns Marquinho.

            - Professora, eu posso participar da aula?

            - É claro Maria, venho a frente e fale o que quiser.

            - Eu gostaria de falar de Fernão de Magalhães.

            - E o que ele descobriu? - indagou Marquinho.

            - Ele descobriu um Estreito na América do Sul, que hoje tem o seu nome. Gostou garoto?

            - Gostei Garota, gostei muito.

            - Vamos parar de conversa fiada e vamos ao trabalho.

            - Professora, é quase a hora do recreio.

            - Podem ir todos pro recreio.

            Os alunos saíram pro recreio e pareciam um bando de animais selvagens...

            - Oi Jussara, não vai para o recreio?

            - Vou Marquinho.

            - É que isso passará um dia em que eles encontraram alguém que lhes chamem atenção, este dia será diferente.

            - O que quer dizer com isso?

            - Nada Jussara, lá dentro o seu coração sabe o que quero dizer.

            - Sabe Marquinho, você está se tornando um conquistador.

            - Acha isso?

            - É o que estou percebendo.

            - Vamos, a merenda de hoje é muito boa, eu gosto dela.

            - Na verdade Jussara eu estando com você qualquer merenda é boa.

            - Obrigada, eu fico meio triste com tanta coisa.

            - Oi Jussara, namorando hem?

            - Nada Odete, estou aqui falando com Marquinho.

            - É um papinho hoje outro amanha, daqui a pouco...

            - Não é assim como você está imaginando Odete, o meu amor por Jussara é de verdade.

            - Ótimo, então estão namorando.

            - Não, às vezes pessoas amam e não namoram.

            - E isso pode acontecer - acrescentou Jussara.

            - Não adianta Marquinho, ela gosta mesmo de você.

            - Ah! Então você está sabendo de alguma coisa que eu não sei.

            Enquanto Marquinho falava de amor, a sirene tocou anunciando o fim do recreio.

            - Vamos voltar à sala! - exclamou Jussara.

            - Não está gostando da aula Jussara?

            - Estou Odete, às vezes eu fico aflita pra ir pra sala.

            - Eu também, eu às vezes de manhã, fico com preguiça de me levantar, mas gosto muito de estudar.

            - E quem não gosta. - argumentou Odete já chegando na sala de aula.

            - Silêncio! Vamos voltar às perguntas sobre os descobridores.

            - Professora, tem gente de namoro mesmo.

            - Quem está namorando João?

            - Só pode ser Marquinho - argumentou Paulo

            - Professora, eu não estou de namoro coisa nenhuma, eu só sinto muito feliz por estar falando com Jussara; na verdade eu gosto dela, quem sabe no futuro esta amizade poderá se tornar em alguma coisa mais profunda.

            - Marquinho, parabéns Marquinho, mas no tocante ao namoro, não quero ver dentro de sala.

            - Tudo bem professora, eu prometo respeitar as suas ordens.

            - Marta, quem descobriu o Magnésio?

            - Foi Sir Humphry Davy em 1808.

            - Ortizes, é a sua vez.

            - O que devo falar?

            - Quem descobriu a Malária?

            - Foi Sir Ronald Ross, que a descobriu em 1898.

            - Professora, quem foi o descobridor do Polo Norte?

            - Posso responder a pergunta professora?

            - Pode Dalva.

            Assim Dalva respondeu a Marly.

            - O Polo Norte não foi descoberto, mas sim conquistado pelo americano Robert Peary, em 6 de abril de 1909.

            - Obrigada Dalva.

            - Nada  Marly, colega é pra estas coisas.

            - Marquinho, olhe a conversa - reclamou a professora.

            - Marquinho está namorando - argumentou João.

            - Vê se larga do meu pé João - argumentou Marquinho.

            - Marquinho venha à frente, quero saber quem foi o descobridor do Pêndulo.

            - Foi Galileu.

            - Pode se assentar. Margarida?

            - Às  suas ordens professora.

            - Quem descobriu a Penicilina?

            - Foi Sir Alexandre Fleming.

            - Manoel, é sua vez.

            - O que devo dizer professora?

            - Quem descobriu o Polo Sul?

            - Ninguém o descobriu, e sim o conquistou, ele foi Amundsen.

            - Professora, quem descobriu Poerto Rico?

            - Maria, responda ao Pedro quem foi.

            - Sim professora. Foi Cristovão Colombo.

            - Obrigado - respondeu Pedro.

            - De nada. Professora eu posso falar quem foi que descobriu o Raio X?

            - Pode, à vontade.

            - Obrigada professora, ele foi Roentgen em 1895.

            - Ótimo Maria, pode se assentar. Domitila?

            - Sim professora?

            - Quem descobriu a Vacina contra a Poliomielite?

            - Foi Jonas Edward Salk.

            - Professora, eu gostaria de falar mais um pouco, pois a aula deve estar chegando ao fim.

            - O que pretende falar Marquinho?

            - Gostaria de falar do descobridor do Planeta Urano.

            - Fale Marquinho, quem o descobriu?

            - Sim professora, foi William Herschel em 1781.

            - Oba a sirene tocou - gritaram alguns alunos.

            - Calma gente! Eu não mandei ninguém sair - argumentou a professora aflita.

            - Já tocou a sirene professora, não ouviu?

            - Sim José, eu ouvi.

            - E daí professora, estamos indo.

            - Está bem, podem ir, mas Marquinho fica.

            - Logo eu professora, o que quer comigo?

            - Tem visita pra você lá na diretoria.

            - Como à senhora sabe, se não foi à diretoria?

            - Depois eu te falo, vamos.

            Quando Marquinho contrariado por não ter saído com os colegas e principalmente com Jussara entrou na diretoria teve uma surpresa:

            - João Rodrigues, o que está fazendo aqui escritor?

            - Venho trazer notícias.

            - Que tipo de notícia?

            - O meu mais novo livro em sua homenagem.

            - Qual João Rodrigues?

            - Uns Descobridores...

            - Que bom João Rodrigues, já que está aqui, poderíamos ir a minha casa?

            - Não Marquinho, o escritor não poderá lhe acompanhar - argumentou a professora Eme.

            - Não sei por que professora, a senhora não manda nele.

            - Ela tem razão Marquinho, vamos nos reunir, e depois que resolveremos os problemas eu passarei em sua casa.

            - Vou te esperar escritor - argumentou Marquinho saindo para sua casa na esperança de contar com a presença do escritor...

            Fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário